Presidente Alberto participa de evento do ENAJE e comenta sobre ataque ocorrido contra o STF
A repercussão do atentado ocorrido ontem na Praça do Três Poderes, em Brasília, foi um dos itens abordados pelo Presidente do STF e do CNJ, Ministro Luís Roberto Barroso, durante a palestra de abertura do VIII Encontro Nacional de Juízes, ocorrida na noite desta quinta-feira , em São Paulo, que teve como tema central a ação do Poder Judiciário na era da Democracia Digital. O Presidente do TJRS, Desembargador Alberto Delgado Neto, prestigiou o evento na qual o Ministro Barroso disse que o ataque no qual um homem atirou um artefato explosivo em direção ao STF e depois detonou um segundo que causou sua morte imediata, reforça a necessidade de responsabilização de todos que atentem contra a democracia.
"A palestra foi muito boa, com o Ministro Barroso falando sobre o impacto do Direito Digital e das tecnologias no Poder Judiciário e nas responsabilidades da magistratura neste novo cenário criado em função do avanço da virtualização na sociedade", disse o magistrado gaúcho. "Tendo em vista que se trata do assunto do momento, o Ministro Barroso também falou sobre o ataques ao STF e à Praça dos Três Poderes. Entendemos que existe a necessidade da sociedade brasileira resgatar aquilo que durante muito tempo pautou a nossa civilização, através de uma sociedade pacífica que jamais permitiu ideias de violência extrema como têm ocorrido ultimamente no Brasil", disse o Desembargador, que recentemente foi eleito Vice-Presidente de Relações Institucionais do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil .
"Compete às lideranças civis no país, em todas as instâncias, pautar os comportamentos em nome da paz e da democracia, com a convivência pacífica de pessoas com ideologias e posicionamentos pergentes. É preciso que todos saibam conviver com as diferenças", afirmou o Presidente Alberto. "A democracia é, naturalmente, representada pelo governo escolhido por uma maioria, e no Poder Judiciário estão depositadas as garantias de todos, incluindo as minorias, através do pleno resguardo dos direitos fundamentais, que são protegidos pelo Estado Democrático de Direito, defendido pelo Poder Judiciário. A Justiça, às vezes, pode não ser bem compreendida por alguns, mas é fundamental para a sobrevivência da democracia", concluiu o Presidente Alberto.
O VIII ENAJE, que será encerrado no sábado , está sendo realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, sendo organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros , com o apoio da Associação Paulista de Magistrados .